Arquivo Fotográfico Teófilo Rego

Bem-vindo ao Arquivo Fotográfico Teófilo Rego

A informação disponibilizada nesta base de dados resulta, numa primeira fase, do trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto Fotografia, Arquitectura Moderna e a “Escola do Porto”: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego (FCT: PTDC/ATP-AQI/4805/2012 – COMPETE: FCOMP-01-0124-FEDER-028054) a decorrer no Centro de Estudos Arnaldo de Araújo (uID 4041da FCT) da Escola Superior Artística do Porto em parceria com o Museu Casa da Imagem da Fundação Manuel Leão.
O projecto de investigação centra-se na análise da relação entre a fotografia e arquitectura moderna realizada no Porto e no Norte de Portugal, no período de 1940 a 1970, a partir do estudo do espólio do fotógrafo Teófilo Rego (1914-1993).
O arquivo deste fotógrafo é constituído por cerca de 600.000 espécies fotográficas entre as quais uma parte é dedicada a fotografias das obras de arquitectos, como José Marques da Silva, João Andresen, Januário Godinho, Arnaldo Araújo, Luís Pádua Ramos, José Carlos Loureiro, Alfredo Viana de Lima, Agostinho Ricca Gonçalves ou Rogério de Azevedo, entre outros.
As fotografias que agora se disponibilizam formam um conjunto documental de cerca de 3600 imagens recuperadas e contextualizadas a partir de informação complementar de modo a possibilitar a um público mais vasto novas leituras e interpretações.
Numa segunda fase, esta base de dados será progressivamente acrescentada com outros documentos fotográficos, a partir de novos temas que constituem o arquivo de Teófilo Rego.